Arranca campanha de proteção dos cagarros

A edição deste ano da campanha SOS Cagarro arranca hoje, nos Açores, que acolhe anualmente quase 200 mil casais desta ave marinha, cerca de 60% da população mundial da espécie.
Os cagarros procuram as zonas costeiras das ilhas para se reproduzirem e fazem uma só postura de ovo anual. “Durante os meses de outubro e novembro, os juvenis começam a abandonar os ninhos e, no seu primeiro voo, podem ser atraídos pelas luzes fortes, ficando desorientados e correndo o risco de cair em locais expostos, tornando-os assim vulneráveis a diversos perigos, onde se destaca o atropelamento por veículos em circulação”, segundo uma nota da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, que promove a campanha de proteção destas aves.
A campanha SOS Cagarro decorre até 15 de novembro e tem como objetivo “minimizar o impacto das atividades humanas nos juvenis de cagarros, permitindo que eles possam fazer a sua migração de milhares de quilómetros para as zonas de invernagem”.
A 22.ª campanha SOS Cagarro quer incentivar “a participação ativa das entidades e organizações locais e da população de todas as ilhas”, assim como dos turistas na proteção da ave através da divulgação de informação em diversas plataformas e por diversas entidades.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here