Depois das operações de testagem em massa na Vila da Rabo de Peixe e nos estabelecimentos de ensino desta Vila e de Vila Franca do Campo, a Direção Regional de Saúde avança agora para nova operação de testagem, nas duas freguesias da ilha de São Miguel sujeitas atualmente a cercas sanitárias.
O Secretário Regional da Saúde reitera a importância da Operação a desenvolver em ambas as localidades, tendo em conta que “importa ir ao local onde pode estar o problema, para o identificar, isolar, e garantir que a pandemia não se propaga” – frisou Clélio Meneses, que confrontado com o provável aumento de casos resultantes da operação a desenvolver em Ponta Garça e Rabo de Peixe, referiu que “este governo não tem receio dos números públicos que aparecem, tem receio é que eles se propaguem”.
A operação a desenvolver em Ponta Garça e Rabo de Peixe, decorre a partir da próxima terça-feira, dia 19, com prolongamento previsto até ao dia 22, abrangendo a população residente em locais referenciados como de risco potencial, em ambas as comunidades. Será coordenada pela Direção Regional de Saúde e desenvolvida pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, com meios humanos e equipamentos próprios e outros do Serviço Regional de Saúde e da Proteção Civil e com a colaboração das forças de segurança e das autarquias locais.
A população dos locais georreferenciados será convidada a fazer o teste, por contacto direto das juntas de freguesia e das câmaras municipais que indicarão também nessa altura o local da realização do mesmo.
A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel vai afetar meia centena de profissionais de saúde a esta operação que decorre das 09h00 às 18h00, nos dias indicados.
Em simultâneo decorrerá a 2ª fase da vacinação para os profissionais de saúde inoculados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, bem como para os utentes dos Lares e Estruturas Residenciais o que “vai exigir mais um esforço das equipas destacadas pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel”.