O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores Artur Lima considerou, esta quarta-feira, “lamentável e inaceitável” o pré-aviso de greve anunciado pelo sindicato representativo dos pilotos da SATA que se preparam para paralisar a companhia aérea açoriana nos dias das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em São Miguel, “prejudicando a fé de milhares de pessoas”.
No âmbito do debate parlamentar de uma iniciativa do CDS-PP sobre a importância da promoção do turismo religioso dos Açores, Artur Lima criticou a opção do sindicato de “gratuitamente prejudicar os Açorianos, o turismo e as festas do Senhor Santo Cristo”, apelando para que o sindicato “retire a intenção de greve” permitindo que “as pessoas programem as suas vidas” e possam ir às festividades religiosas.
“É inaceitável que o sindicato dos pilotos marque uma greve, sem justificação aparente, sobretudo, para a altura das festas do Senhor Santo Cristo. Não estou contra o direito à greve, agora estou contra a usar a greve para gratuitamente prejudicar os Açorianos, o turismo e as festas religiosas”, disse Artur Lima.
“Todos nós devemos dar o nosso contributo para o desenvolvimento dos Açores, para o turismo religioso e para a promoção das nossas festas. Nós, Deputados, o Governo, os cidadãos e as companhias públicas. A SATA é uma companhia pública essencial para a promoção do turismo, fundamental para trazer os nossos emigrantes, fundamental para levar das restantes ilhas a São Miguel quem quer ir pagar as suas promessas… Eu acho lamentável e inaceitável e devemos condenar esta greve, sem justificação aparente, sobretudo nas festas do Senhor Santo Cristo, e apelo a que o sindicato retire a intenção, a tempo e horas, para que as pessoas possam programar as suas vidas e possam ir às festas”, concluiu.