A Assembleia Legislativa ilumina na noite de 9 de maio a sua fachada com a cor azul, a cor a União Europeia, como forma de assinalar o Dia da Europa, uma iniciativa que integra o Plano de Atividades para 2018 da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias CALRE), da qual é Presidente Ana Luís.
No dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, em toda a Europa celebra-se a paz e a unidade do continente europeu e assinala-se o aniversário da histórica «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, em Paris, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, propõe a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Defendia, assim, a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções.
O ano passado, a CALRE assinalou esta efeméride com a divulgação de um comunicado
comemorativo. Este ano, durante a noite de 9 de maio as Assembleias e Parlamentos membros da CALRE iluminam as suas fachadas de azul ou com a bandeira da União Europeia, lembrando, assim, a «Declaração Schuman», considerada o mote da União Europeia atual.
O testemunho fotográfico desta atividade ficará registado na página da CALRE – http://www.calrenet.eu/
Açores 24Horas/ NI