Assembleia Legislativa criou comissão de inquérito para avaliar investimentos na área da saúde

A Assembleia Legislativa dos Açores criou uma comissão parlamentar de inquérito para avaliar os “critérios e responsabilidades” do executivo regional socialista nos investimentos ligados ao setor da saúde no arquipélago.

A comissão, que foi criada na sequência de uma proposta potestativa subscrita por 12 deputados do CDS-PP, PSD, PCP e PPM, vai incidir sobre a atuação da Secretaria Regional da Saúde e sobre as entidades públicas empresariais que estão sob a sua tutela.

Os gastos do Governo dos Açores com o sistema de informatização do Serviço Regional de Saúde, que continua sem funcionar devidamente, e o Centro de Radioterapia dos Açores, que o executivo pretendia construir através de uma parceria público-privada e, depois da recusa do visto do Tribunal de Contas, vai avançar como investimento privado, são algumas das questões que a comissão vai analisar.

A comissão vai também investigar temas como os atrasos na implementação do Centro de Medicina Nuclear e no lançamento das obras no Centro de Saúde da Madalena do Pico e as “evidentes dificuldades financeiras” do Governo Regional para pagar aos fornecedores.

Esta comissão parlamentar de inquérito vai funcionar por um período de 90 dias, a contar da data de designação nominal dos 13 deputados que a integram, dos quais sete serão do PS, dois do PSD e um de cada um dos restantes partidos (CDS-PP, BE, PCP e PPM).

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here