A sessão plenária de setembro, que foi inicialmente marcada apenas com o objetivo de aprovar um conjunto de iniciativas legislativas que estão pendentes, vai ter dois debates sobre a situação financeira da região que podem assumir particular importância a pouco mais de um mês das eleições regionais.
O PSD promove um debate de urgência sobre o Diagnóstico da Situação Financeira da Região Autónoma dos Açores, elaborado pela Inspeção Geral de Finanças, enquanto o PS requereu uma interpelação ao governo sobre o Protocolo de Colaboração e Entendimento assinado entre os executivos nacional e regional.
Esta sessão plenária será também a primeira e única vez nesta legislatura em que estarão frente a frente no parlamento Vasco Cordeiro e Berta Cabral, candidatos do PS e do PSD à presidência do Governo dos Açores.
Vasco Cordeiro assumiu o seu lugar na bancada socialista na sessão plenária de maio, logo depois de ter abandonado o cargo de secretário regional da Economia, mas Berta Cabral apenas agora assume o lugar de deputada, depois de ter abandonado no final de julho as funções de presidente da Câmara de Ponta Delgada.
Lusa