Com a abstenção do PCP (justificada pelo deputado Aníbal Pires com a necessidade de obter mais esclarecimentos) e apenas os dois votos favoráveis da bancada dos bloquistas, a intenção foi chumbada pelo PS, PSD, CDS-PP e PPM.
Ainda assim, os sociais-democratas, pela voz de Clélio Meneses, subscreveram a actualidade do tema e, também, a importância de mais esclarecimentos sobre esta nova valência de utilização da Base açoriana pelas forças militares norte americanas.
Do lado do PS, José San-Bento classificou a negociação entre os dois estados como “uma oportunidade” para os Açores e Artur Lima, do CDS-PP, acusou o BE de estar contra um “país amigo”. Por fim, o deputado Paulo Estêvão do PPM disse que apesar do que não se sabe, não apoiava o recurso a esta figura regimental.
Neste momento (cerca das 17h17 nos Açores) ouvem-se intervenções em torno da declaração política do líder parlamentar do PSD, António Soares Marinho, sobre os resultados das eleições europeias.
A sessão plenária de Junho do Parlamento açoriano iniciou esta tarde devendo prolongar-se até ao final da semana na cidade da Horta, Faial.
Olímpia Granada (AO)