Nos Açores, para assinalar o dia, a Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências promove a apresentação de um manual de apoio aos fumadores, intitulado “PARAR DE FUMAR – Um Guia de Apoio”.
Esta brochura, dividida em 4 capítulos, pretende auxiliar os fumadores a fazer uma reflexão sobre este hábito nocivo à sua própria saúde, bem como à dos seus próximos.
O guia inclui testes, dicas e conselhos aos fumadores bem como as vias onde podem procurar ajuda especializada.
Este trabalho foi feito com a colaboração do INPES – Institut National de Prévention et d’Éducation pour la Santé (França) através da cedência do texto e estrutura e será distribuído em todas as residências da Região a partir do mês de Junho.
O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio) foi instituído pela OMS em 1987 por considerar o tabagismo um dos problemas de saúde mais preocupantes a nível mundial. Desde então muitas iniciativas têm sido tomadas na tentativa de diminuir o número de fumadores.
O caminho percorrido já evidencia alguns sucessos, como a proibição da publicidade de tabaco associada a eventos desportivos, a criação dos espaços sem fumo em todos os locais públicos, etc. No entanto, segundo uma recente previsão da OMS, o tabaco matará 6 milhões de pessoas em 2011.
A Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências considera que a luta contra este problema de saúde deve ser travada em várias frentes. Além da prevenção primária feita às camadas mais jovens, no sentido de evitar ou adiar o início do consumo, é necessário também apoiar os fumadores que desejem abandonar este hábito.
O presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), Artur Teles de Araújo, considerou hoje que a lei do tabaco deverá ser revista para que haja “uma total proibição do tabaco nos espaços fechados” como já acontece em Espanha.