O presidente da Associação Agrícola de São Miguel (AASM), Jorge Rita, foi reeleito para a presidência da estrutura, com a maioria dos votos (375), anunciou sábado a organização.
Jorge Rita, que está na liderança da AASM há seis anos, adiantou à agência Lusa que a reeleição para mais um mandato de três anos é “um grande voto de confiança da lavoura nesta direcção”, apesar de uma lista única.
Segundo Jorge Rita, votaram 391 sócios e a única lista recebeu 375 votos a favor, com uma grande afluência dos associados às urnas, num voto de confiança que responsabiliza ainda mais os membros reeleitos.
Embora reconheça que a conjuntura actual “não é fácil”, devido ao aumento dos custos de produção, Jorge Rita garantiu que a direcção da AASM “vai continuar a defender de forma intransigente os rendimentos dos agricultores”.
Manter a aposta na qualidade dos produtos dos agricultores, inclusivamente na fileira da carne, e melhoria da eficiência das explorações, são algumas das lutas que a direcção reeleita pretende desenvolver ao longo do novo mandato junto das entidades governamentais e parceiros sociais.
Jorge Rita garantiu ainda que vai manter uma “posição firme” junto das indústrias de lacticínios em relação ao preço do leite, reiterando o objectivo de mais quota leiteira para a região.
O presidente da AAISM pretende, ainda, criar um gabinete de apoio aos associados para “aconselhamento” sobre licenciamento de explorações, a par da construção da nova fábrica de rações.