ESCLARECIMENTO enviado pela Associação de Futebol da Horta sobre apuramento ao campeão de Futsal
Como é do conhecimento dos desportistas em geral, o Futsal é uma modalidade emergente e recente, na área desta Associação.
A mesma começou na ilha das Flores, na época de 2004/05, sendo Campeão de Seniores o Sport Marítimo Lajense que ao participar no Torneio Regional classificou-se no honroso 2º lugar tendo discutido o acesso aos nacionais até ao último segundo do último jogo.
Orgulhosos do feito regressaram às Flores e convenceram alguns dos melhores jogadores das outras equipas a inscrever-se no SMLajense para a época seguinte. Em resultado desta política os restantes Clubes das Flores decidiram não participar, em Seniores, na época seguinte.
Apesar dos esforços feitos pela Associação, os Seniores só voltaram à actividade na presente época, tendo o Grupo Desportivo Fazendense vencido o Campeonato.
Na adenda do CO24 fez-se uma convocatória para a realização do sorteio, no dia 26 de Janeiro para saber onde seria feito o Apuramento do Campeão da Associação. Na reunião em questão participaram vários Clubes, tendo o resultado do sorteio sido publicado no CO25 em que se informava que tal Apuramento seria no Faial ou Pico consoante o vencedor.
Os Clubes das Flores não se fizeram representar no mesmo, pelo que foi um Clube do Faial a participar no sorteio, em nome deles.
Após apuramento do Campeão das Flores, o mesmo (Grupo Desportivo Fazendense), foi informado das condições de participação, nomeadamente que os 2 jogos seriam no Faial, pois as verbas disponibilizadas pela Direcção Regional do Desporto não davam para mais.
Esclareça-se que a verba atribuída pela DRD mal dava para as passagens aéreas por imperativos legislativos, tanto para a deslocação do Grupo Desportivo Fazendense, como para a equipa de Stª. Maria, bem como para o Futebol Clube dos Flamengos – Femininos.
O Fazendenze pediu para ficar mais uma noite, o que foi autorizado, responsabilizando-se a Associação pelo alojamento e o Clube pela alimentação, pelo tempo que ficaria a mais no Faial.
Sublinhe-se que o Futebol Clube dos Flamengos – Futsal Feminino, deslocou-se à Terceira, e também realizou os 2 jogos lá e ao ir mais cedo responsabilizou-se pela despesa extra.
Saliente-se que para apuramento do Campeão Regional de Futsal Seniores Masculino, o Angústias Atlético Clube vai deslocar-se à Terceira e depois a S. Miguel e também vai realizar 2 jogos em cada uma daquelas ilhas, não realizando nenhum jogo em casa também por imperativos de sorteio e dos apoios recebidos.
Refira-se que o Apuramento do Campeão da Associação de Futebol de Ponta Delgada também vai ser feito em S. Miguel, em dois jogos, aonde se desloca a equipa de Stª Maria, pelas mesmas razões.
Tudo isto vem a propósito da lamentável e condenável atitude do G.D. Fazendense que não alinhou no final do 2º jogo para a entrega da Taça de Campeão, com a alegação que foram prejudicados pela arbitragem e que o 2º jogo deveria ter sido nas Flores.
Relativamente à arbitragem e segundo a opinião de várias pessoas que assistiram aos jogos, entre as quais dirigentes, jornalistas, árbitros e próprio Presidente do Conselho de Arbitragem, a mesma não prejudicou o Fazendense, nem teve qualquer influência nos resultados dos jogos.
Contrariamente ao espectável quer o Dirigente quer o Treinador nada fizeram para demover os jogadores de tal atitude.
Espera-se que com este esclarecimento não subsistam quaisquer dúvidas de que o Fazendense teve tratamento igual aos restantes Clubes da Associação e da Região e que ainda lhes foi facultado alojamento para permanecerem mais uma noite no Faial.
Apesar de ser uma obrigação, a Direcção desta Associação tem a preocupação de tratar de igual forma todos os clubes, quer sejam das Flores, do Faial ou do Pico.
Do acima exposto facilmente se conclui que a equipa do Grupo Desportivo Fazendense não foi em nada prejudicada relativamente às outras equipas dos Açores pelo que em nada se justificava a atitude acima referida.