O presidente da Associação de Municípios dos Açores (AMRAA), João Ponte, anunciou a realização de um levantamento das cartas de risco de S. Miguel e a criação de um manual para situações de catástrofe.
“A associação de municípios prepara-se para fazer o levantamento das cartas de riscos em S. Miguel”, afirmou João Ponte em declarações aos jornalistas na Lagoa, à margem de um encontro de trabalho do projecto de preparação dos municípios da Macaronésia para situações de catástrofes.
Para o presidente da AMRAA, esta reunião permite fazer um balanço do trabalho desenvolvido pelas associações de municípios dos Açores, Madeira e Canárias, salientando que “esta interacção possibilita uma mais-valia que é a troca de experiências e permite estarmos preparados quando, eventualmente, existir a possibilidade de catástrofe”.
Nesse sentido, revelou que está a ser elaborado um manual direccionado para a população, que pretende preparar as pessoas para agir em situação de catástrofe, já que é “importante ter uma população melhor preparada”.