Os pescadores da ilha das Flores querem aumentar o rendimento dos seus associados e terminar com o monopólio dos intermediários.
Os pescadores da ilha das Flores integrados na empresa “Espada Pesca” iniciaram esta semana a sua actividade enquanto comerciantes de pescado.
Querem terminar com a tradicional subvalorização do pescado na sua ilha. Uma pratica agressiva dos intermediários a trabalhar nas Flores de forma a maximizarem os seus lucros e cobrirem eventuais prejuízos.
Com o pagamento de preços mais elevados por quilo de peixe a associação dos pescadores irá aumentar o lucro dos seus associados.
Ao iniciar este operação José Botelho disse que “O pescado destina-se ao mercado do continente”. Sobre eventuais dificuldades de comercialização o presidente da associação de pescadores reconhece as continências do transporte aéreo mas, “acredita que serão ultrapassadas as dificuldades de forma a não prejudicar o transporte do peixe capturado junto á ilha das Flores”.
A empresa “Espada Pesca” tem capitais maioritariamente públicos. Em cada uma das nove ilhas dos Açores procura parceiros junto das associações de pescadores locais.