Associação de Reabilitação dos Açores está no terreno para informar jovens sobre os perigos do álcool e das drogas

A Associação de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores-ARRISCA – está a constituir equipas de rua para circularem pelos estabelecimentos de diversão nocturna e pelas escolas para informar os jovens sobre os vários riscos inerentes ao consumo de álcool e de drogas.

As equipas da ARRISCA são contituídas por psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, e vão trabalhar com base num estudo sobre o comportamento dos jovens à noite.

O estudo revela que 20% dos inquiridos na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, responderam que estavam sob o efeito do álcool na maioria das vezes, quando tiveram relações sexuais.

Por sua vez, em Angra do Heroísmo, ilha terceira, 44% dos inquiridos dizem que estar sob o efeito de álcool ou de drogas os motiva a ter relações sexuais desprotegidas e 26% dos micaelenses revelam que já entraram num carro com um condutor embriagado.

Estes são, apenas, alguns dos resultados que funcionarão como ponto de partida para as equipas de rua, explicou à Antena 1 / Açores, Suzete Frias, da ARRISCA, enquanto Fernando Mendes, do Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco nas Crianças e Adolescentes está a formar as equipas e garante que chegar aos jovens não é fácil, mas dispensa as abordagens moralistas.

As equipas da Associação terminam hoje todos os aspectos relacionados com a formação e em Outubro estão prontas para iniciar o trabalho de rua.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here