Associação quer ensinar jovens a gerir o dinheiro em tempo de crise

A Associação Juvenil da Ilha Terceira (AJITER), nos Açores, apresentou hoje o projeto ‘Educa-te com a Crise’, que visa sensibilizar os jovens para uma utilização mais racional dos seus recursos financeiros.

“Atendendo ao facto de vivermos cada vez mais numa sociedade globalizada e do apelo ao consumo ser uma constante, consideramos que é necessário dotar os jovens de competências pessoais que se afigurem úteis do ponto de vista de uma otimização e utilização mais racional dos seus recursos financeiros”, afirmou Décio Santos, presidente da associação, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

O projeto ‘Educa-te com a Crise’, que pretende atingir cerca de duas centenas de jovens entre os 15 e os 25 anos, vai decorrer até fevereiro de 2013, com especial incidência entre julho e dezembro, altura em que vão decorrer a maior parte das iniciativas, incluindo debates e workshops destinados a apelar a um consumo mais racional por parte dos jovens.

Décio Santos salientou esperar que os jovens abrangidos por esta iniciativa sejam “multiplicadores do seu processo de aprendizagem junto dos seus pares e da comunidade”.

As iniciativas integradas neste programa, assente numa “educação não formal”, vão abordar temas “eminentemente práticos”, apontando desde formas de poupar energia elétrica ou melhorar a gestão das finanças pessoais até à preservação dos recursos ambientais.

“À primeira vista, projetos como este podem parecer apenas fogo de vista”, afirmou Décio Santos, assegurando, no entanto, que “levará tempo, mas estas apostas darão os seus frutos no futuro”.

Na apresentação do projeto, Bruno Pacheco, diretor regional da Juventude, destacou a importância das candidaturas das associações açorianas aos apoios europeus, salientando que, desde 2009, estão em curso na região 14 projetos, que envolvem cerca de duas dezenas de associações de cinco ilhas, num montante global superior a 300 mil euros.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here