O Diretor Regional das Comunidades afirmou, no Rio de Janeiro, no Brasil, que o associativismo da diáspora açoriana tem desempenhado “um importante papel na divulgação do destino Açores”, nomeadamente nos países onde existem comunidades açorianas.
Paulo Teves, que falava na abertura do XII Encontro Cultural Açoriano, promovido pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro, elogiou o trabalho desenvolvido pelas diversas organizações comunitárias, destacando as Casas dos Açores pelo seu papel na promoção de “iniciativas diversificadas que vão muito além da missão inicial que esteve na sua origem – a integração dos emigrantes e a manutenção das tradições culturais – como é o caso da divulgação dos Açores de hoje”.
“Numa diáspora em constante mudança, quer na sua caraterização demográfica, quer nas suas interações sociais, as instituições representativas das nossas comunidades têm-se adaptado às novas dinâmicas, procurando responder aos anseios e interesses dos emigrantes açorianos e dos seus descendentes”, frisou Paulo Teves destacando que iniciativas como este encontro cultural são “a prova desta procura em abranger novas áreas de atuação e novos públicos”.
Na sua intervenção, o Diretor Regional salientou o facto de a Casa dos Açores do Rio de Janeiro ter escolhido o ‘Destino Açores’ como tema para a edição deste ano do encontro cultural, numa altura de “extrema importância para a Região, onde se assiste a um significativo crescimento turístico”.
“Para além do crescimento considerável de turistas, é também importante salientar o aumento da oferta diversificada de atividades disponíveis para quem nos visita”, frisou Paulo Teves, acrescentando que “cada vez mais se assiste a um clima de convergência pública e privada neste setor”.
Na abertura deste encontro cultural, que contou com a presença de operadores turísticos do Rio de Janeiro, o Diretor Regional salientou também o “crescimento exponencial de turistas brasileiros nos últimos anos”, considerando que “esta crescente procura de turistas, aliada à atratividade de atividades do setor, confirmam a qualidade da nossa oferta e constitui motivo de orgulho para todos os Açorianos, independentemente do local onde se encontram radicados”.
“Atividades como esta confirmam o envolvimento e o compromisso das nossas comunidades no processo de desenvolvimento da nossa Região”, afirmou.
“O reconhecimento da excelência turística das nossas ilhas, pelo número de turistas, pelo empreendedorismo no setor e, também, pelos prémios recebidos em variadas áreas, contribui, de igual modo, para a afirmação dos Açores no mundo e, muito em particular, para um maior reconhecimento da nossa diáspora pelas sociedades de acolhimento”, frisou Paulo Teves.
No âmbito da deslocação ao Brasil, o Diretor Regional das Comunidades está hoje no Estado do Rio Grande do Sul, onde visita o Núcleo de Estudos Açorianos, do Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e a Escola Estadual Carlos Bina, reunindo ainda com a Direção da Casa dos Açores deste estado brasileiro.