Considerando a informação sobre uma nova estirpe de vírus de gripe identificada em surtos no México e Estados Unidos, a Direcção Regional da Saúde informa que não existem quaisquer casos, até ao momento, em Portugal e na Europa.
Em colaboração com as unidades de saúde e autoridades de saúde, e, tendo em conta o Plano de Contingência dos Açores para a pandemia da gripe – sector da saúde, seguir-se-ão todos os circuitos estabelecidos.
A Direcção Regional da Saúde está a acompanhar e a analisar a evolução da situação epidemiológica.
A nova estirpe de vírus da gripe em causa transmite-se por via aérea de pessoa para pessoa, através de gotículas, espirros, tosse ou outros contactos próximos. Trata-se de uma gripe humana e não de um problema veterinário. Os sintomas são iguais aos de qualquer outro estado gripal: febre, tosse, dor muscular e dificuldade respiratória, entre outros.
O diagnóstico assenta não apenas em critérios clínicos, mas sobretudo na estada da pessoa em zona afectada nos últimos 10 dias ou contacto com doentes provenientes dessas zonas.
Deste modo, as pessoas que regressarem das zonas atingidas ou tenham tido contacto com qualquer pessoa afectada e que apresentem sintomas gripais devem dirigir-se ao seu médico assistente ou contactar os serviços de saúde.
A Direcção Regional da Saúde já entrou em contacto com hospitais e autoridades de saúde de ilha e difundirá as orientações necessárias e oportunas consoante a evolução da situação.