O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica que se vem desenvolvendo desde 4 de janeiro, localizada entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de S. Miguel, se mantém acima dos valores normais de referência.
Desde o início deste período de instabilidade foram registados 130 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude, tendo o sismo mais forte até ao momento magnitude 2.0 na Escala de Richter.
O padrão de atividade observado mantém-se, verificando-se que os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia, não sendo possível excluir a ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos.
Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco oeste do Vulcão das Furnas, mais concretamente numa faixa de direção NNE-SSW onde o bordo da caldeira externa do Vulcão das Furnas é intersetado pelas fraturas de direção aproximada WNWESE do Sistema Vulcânico Fissural do Congro.
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da atividade, emitindo novos comunicados se a situação o justificar.