O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a actividade sísmica desenvolvida desde 4 de janeiro, localizada entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de S. Miguel, tem manifestado nos últimos dias uma tendência decrescente, encontrando-se próxima dos valores normais de referência. Desde o início deste período de instabilidade foram registados 191 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude.
O sismo mais forte até ao momento ocorreu a 4 de janeiro, às 08h44, com magnitude 2.0 na Escala de Richter, teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a oeste das Furnas e foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada nesta vila do concelho de Povoação.
No dia 5, outros dois eventos foram sentidos com intensidade máxima II na vila das Furnas às 18h19 e 22h48. Ao longo do dia 15 de janeiro não foi registado nenhum evento com epicentro na região em questão, não obstante continua a manter-se a possibilidade de ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos.
Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco oeste do Vulcão das Furnas, mais concretamente numa faixa de direção NNE-SSW onde o bordo da caldeira externa do Vulcão das Furnas é intersetado pelas fraturas de direção aproximada WNW-ESE do Sistema Vulcânico Fissural do Congro.