A empresa de capitais públicos que gere a operação marítima de passageiros e viaturas interilhas nos Açores, prevê transportar, a partir do próximo dia 13, cerca de 85 mil passageiros, 14 mil viaturas e, ainda, alugar 800 camarotes.
Em 2008, a Atlânticoline transportou 81700 pessoas – número que representa um incremento de cerca de 12 por cento face ao ano anterior – e 10997 veículos. Foram alugados 753 camarotes.
A conseguir este objectivo até ao final da operação de 2009, prevista para pelo menos o dia 27 de Setembro, o número representa um aumento de cinco por cento nos passageiros e de 20 por cento nas viaturas transportadas.
Para tanto, a empresa conta no imediato com o Express Santorini que, conforme o AO online adiantou, tem chegada prevista para este sábado ao porto de Ponta Delgada e com a lancha Ariel para assegurar a ligação entre as Flores e o Corvo.
Assim, as novidades introduzidas ao nível operacional este ano permitem, por exemplo, que às segundas-feiras, partindo de São Miguel, seja possível chegar a todas as ilhas do Grupo Central, no mesmo dia.
No percurso inverso, à sexta-feira é possível partir de todas as ilhas do Grupo Central, chegando no mesmo dia a São Miguel e a Santa Maria. Ou seja, às ilhas do Grupo Oriental.
Por outro lado, os horários para este Verão prevêem uma distinção entre as diversas épocas, consoante o movimento esperado de passageiros.
As necessidades previsíveis, relacionadas com as festividades das diferentes ilhas, já estão previstas nos horários que, este ano, são diários, em vez de semanais com alterações.
No que ao tarifário diz respeito e a título de referência, as actualizações de preços reflectem-se, por exemplo, na casa dos dois euros numa viagem de ida e volta por passageiro, entre São Miguel e Santa Maria. Passa assim de 54 euros para 56 euros.
Aposta em pacotes e parcerias
Em termos comerciais, também há novidades na operação deste ano.
O Açoriano Oriental apurou junto da companhia que, além da intenção de melhorar a qualidade do serviço prestado, nomeadamente investindo no recrutamento e formação das tripulações de hotelaria, está prevista uma parceria com a SATA.
Isto com a criação de pacotes turísticos que permitam ao passageiro a alternativa de complementar as viagens aéreas com as marítimas.
Desta forma, os membros do SATA Imagine (quase 60 mil), poderão trocar milhas por viagens gratuitas da Atlânticoline, assim como milhas acumuladas pelos membros do mesmo ‘clube’ nas viagens marítimas poderão ser traduzidas em prémios.
Por outro lado, o Governo Regional anunciou que vai manter viagens ao custo de um euro para jovens.
O secretário regional da Presidência, André Bradford, na apresentação dos benefícios para 2009 associados ao Cartão Interjovem, disse que os jovens aderentes vão continuar a usufruir desta facilidade a bordo dos navios da Atlânticoline e Transmaçor.
Olímpia Granada (in AO)