Atum capturado nos Açores é vendido na Madeira

atumA safra do atum está, este ano, a dar bom rendimento à frota açoriana. Mas, é na lota da Madeira, que os armadores dos Açores conseguem valorizar o pescado.

Depois de já terem passado uma temporada a pescar nos mares da Madeira, é nas águas dos Açores que os barcos estão agora concentrados. Além das embarcações açorianas, há barcos da Madeira e Espanha até à linha das 100 milhas a pescar o “patudo” ou “voador”, uma espécie de atum de grande dimensão com mais valor quando vendida em fresco.

 
Mas se os barcos estão a pescar o “Patudo” nos mares açorianos, é na Madeira que quase todo o peixe capturado tem sido escoado. Segundo revelaram à Açores/TSF diferentes fontes ligadas ao sector, vários factores contribuem para isso.

 
Em primeiro lugar, nos Açores há dificuldade em escoar o “Patudo”, pois as fábricas conserveiras preferem transformar uma espécie de menores dimensões – o “Bonito”. Além disso no mercado dos Açores o “Patudo” ou “Voador” não é uma espécie muito procurada para consumo.

 
Por outro lado, como não há um entreposto de frio público, acaba por ser menos arriscado e mais rentável rumar à Madeira, porque no mercado madeirense têm a garantia de escoar o pescado todo, uma vez que, aí, o “Patudo” é uma espécie valorizada para consumo em fresco.
A previsão é para que, daqui a 15 dias, as embarcações comecem a pescar o “Bonito”, sendo que só então será dada prioridade à descarga em fábrica.

 

 

 

Paula Gouveia

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here