O complemento regional de pensão e a remuneração complementar regional aumentam 2,9 por cento. Em vez de 42,46 euros, os beneficiários passam a auferir de 54,72 euros, ou seja, mais 12,26 euros.
Os aumentos, decididos em Conselho do Governo, correspondem ao aumento salarial da função pública para o ano de 2009. Começam a ser aplicados, de forma retroactiva (com efeito a partir de Janeiro de 2009) assim que a decisão for publicada em Jornal Oficial.
No âmbito da Saúde, tendo em conta a elevada prevalência da diabetes na população açoriana entre os 20 e os 79 anos, o Governo Regional decidiu proceder ao rastreio organizado da retinopatia diabética, prevendo abranger 15 mil açorianos – será adquirido um retinógrafo móvel para o efeito – e promover a investigação genético-molecular da diabetes nos Açores.
No que se refere ao Emprego, ficou formalizada a medida, anunciada no início do mês, de prolongar os estágios no âmbito dos programas Estagiar L (para São Miguel e Terceira) e Estagiar T (para todas as ilhas dos Açores), bem como reservar meio milhão de euros para a concessão de incentivos à realização de estágios profissionalizantes para jovens ao abrigo do programa “Empreende Jovem – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo”.
Paula Gouveia ( in AOriental)