Aumento do investimento externo e das empresas açorianas prova confiança na economia – Sérgio Ávila

Foto de Arquivo | Açores 24Horas

O Vice-Presidente do Governo afirmou que “os Açores são hoje ilhas de oportunidade e de desenvolvimento sustentado e sustentável”, tornando-se, cada vez mais, “uma Região privilegiada no mundo para se viver, constituir família e investir”, como comprova a dinâmica da economia regional e o significativo aumento do investimento externo.

Para Sérgio Ávila, que falava sexta-feira, em Ponta Delgada, na abertura da ‘Feira Lar, Campo e Mar’, esta é uma ambição que está ao alcance da Região, contando o Governo dos Açores com as empresas, os empresários e as suas organizações representativas para a concretizar.

“Só com uma congregação de vontades e através de um esforço conjunto, conseguiremos vencer os desafios que nos são colocados face a um novo ciclo económico e em prol do desenvolvimento dos Açores, ultrapassada que está a crise internacional – ainda que não totalmente todos os seus efeitos -, que nos obrigou, a todos, a medidas e decisões de exceção”, afirmou.

Medidas públicas que, recordou o governante, só a estabilidade das contas públicas regionais permitiu tomar, possibilitando que, nos Açores, as famílias e as empresas fossem mais apoiadas do que no resto do país.

Por outro lado, Sérgio Ávila frisou que “muitos desafios que se colocam hoje à Região só podem ser colocados hoje porque vencemos os tempos de maior adversidade, porque crescemos”.

“Como conseguimos inverter o período recessivo que durou cerca de cinco anos, e conseguimos de forma sustentada crescer em termos económicos, crescer em termos de fortalecimento das nossas empresas, crescer no emprego e, particularmente, crescer muito em termos de confiança, como mede o grande investimento externo na Região, também iremos incorporar os novos desafios estruturais, para dar uma ainda maior dinâmica ao nosso crescimento”, sublinhou.

O Vice-Presidente salientou, a propósito, que estão atualmente “a ser acompanhadas mais 37 intenções de investimento externo, num montante superior a 135 milhões de euros”.

Ao nível do Competir+, o titular da pasta da Competitividade Empresarial adiantou que, até à data, já foram apresentadas 860 candidaturas, com um potencial de novos investimentos privados superior a 367 milhões de euros.

Para o Vice-Presidente, esta dinâmica que hoje se vive na economia regional assenta num conjunto vasto de fatores, salientando, contudo, o enquadramento de fomento ao investimento criado na Região.

Desde logo, apontou, “incentivos que são os mais abrangentes, os mais generosos e os mais intensos que há na União Europeia para apoio às empresas, quer ao investimento, quer à criação e valorização do emprego” e, por outro lado, “um sistema fiscal que é substancialmente mais baixo do que na generalidade da Europa”.

“A título de exemplo, em relação à taxa normal de IVA nos Açores, apenas existe um país na União Europeia que tem uma taxa mais baixa do que a Região”, destacou Sérgio Ávila.

No âmbito da estratégia de fomento e reforço da exportação, o governante salientou também a comparticipação para apoio aos custos estimados de 13,5 milhões de euros assumidos pelas empresas no encaminhamento de produtos regionais, só nos últimos três anos, através da medida de Acesso aos Mercados.

O governante realçou que o Subsistema de Incentivos para a Internacionalização “tem favorecido a penetração e posicionamento das empresas açorianas no mercado global, numa lógica de transversalidade a todos os setores de atividade e de compensação dos custos decorrentes da condição ultraperiférica dos Açores”.

Para a notoriedade e aumento do volume de vendas das empresas regionais, Sérgio Ávila destacou igualmente o esforço que tem sido desenvolvido ao nível da promoção e o significativo contributo da Marca Açores.

O Vice-Presidente do Governo dirigiu ainda na sua intervenção uma palavra particular aos emigrantes presentes nas Festas do Senhor Santo Cristo, fortalecendo ainda mais, afirmou, “a ligação que nos une, que os une à nossa terra, aos Açores”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here