Os aumentos das taxas do IVA tiveram um impacto significativo sobre a taxa de inflação em 2011, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC) atingiu os 3,7 por cento em 2011, o nível mais alto da última década, muito acima dos 1,4 por cento de 2010. A taxa média da inflação subjacente (a variação do IPC excluindo os preços mais voláteis – energia e produtos alimentares) para 2011 foi 2,3 por cento – muito acima dos 0,3 por cento que se registaram no ano anterior.O INE explica parte destes aumentos nos preços pelo efeito das medidas de austeridade. Entre os principais factores que contribuíram para a inflação está o aumento do IVA, cuja taxa máxima passou de 21 para 23 por cento no início do ano passado. Além disso, a partir de Outubro, a taxa sobre a electricidade e o gás natural passou de 6 para 23 por cento.
Para 2012, o Governo prevê uma taxa de inflação de 3,3 por cento. Esta taxa também será influenciada por mudanças do IVA. A partir do início deste ano, a taxa do IVA sobre uma série de produtos e serviços – nomeadamente a restauração – passou de 13 para 23 por cento.
Lusa