Autarcas socialistas açorianos apelam a entendimento ao centro no Orçamento da região

Os autarcas do PS/Açores defenderam hoje um entendimento ao centro que permita viabilizar o próximo orçamento regional e apelaram ao presidente do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, para que “aceite negociar com o PS”.
Na segunda-feira, o presidente do PS/Açores, Francisco César, manifestou a disponibilidade do partido para viabilizar o orçamento regional para 2025, mas caso seja possível chegar a um conjunto de entendimentos em 11 pontos.
“Estamos de braços abertos e com vontade de negociar”, sustentou o líder socialista açoriano, em declarações aos jornalistas após uma audiência com o presidente do Governo Regional, no âmbito do processo de auscultação sobre as antepropostas de Plano e Orçamento Regional para 2025.
Hoje, em comunicado, os autarcas socialistas dos Açores referem que apoiam a decisão do presidente do partido, Francisco César, de viabilizar o orçamento regional “nas condições em que o fez”, ainda que considerem importante terem conhecimento dos investimentos que o Governo prevê concretizar nos seus territórios.
Para os autarcas socialistas, “é possível viabilizar” o próximo orçamento regional “com o acordo dos partidos que asseguraram o Governo da região nestas décadas de democracia”.
“A opção pela estabilidade, que quer o PS quer o PSD deram aos Açores, é o garante de um desenvolvimento sustentável, sem o sobressalto dos radicalismos que os últimos anos de autonomia vivenciaram”, defendem os autarcas, salientando que “está do lado do PSD e do Governo Regional aceitar o repto, evitando o sobressalto do último minuto”.
Por outro lado, criticam “afirmações tão erráticas como contraditórias” que “certa direita radical” tem vindo a fazer.
Na nota, os autarcas destacam ainda o “sentido de responsabilidade” do PS, que “não deixa de afirmar a sua marca neste desejável acordo”, com propostas em sede de orçamento que garantem “maior equilíbrio social, mas também a desejável estabilidade política”.
Os autarcas socialistas açorianos apelam ao presidente do Governo Regional  para que aceite negociar com o PS, estabelecendo “um acordo político” para o Orçamento Regional para 2025 nos termos propostos, “a bem dos Açores e dos açorianos”.
Na segunda e na terça-feira, o presidente do Governo dos Açores realizou uma ronda de reuniões com partidos, parceiros sociais e associações tendo a vista a elaboração do Plano e Orçamento para 2025, que vão ser discutidos e votados na Assembleia Regional em novembro.
O executivo saído das eleições legislativas antecipadas de 04 de fevereiro governa a região sem maioria absoluta no parlamento açoriano e, por isso, necessita do apoio de outro partido ou partidos com assento parlamentar para aprovar as suas propostas.
No sufrágio de fevereiro, PSD, CDS-PP e PPM elegeram 26 deputados, ficando a três da maioria absoluta. O PS é a segunda força no arquipélago, com 23 mandatos, seguido do Chega, com cinco. BE, IL e PAN elegeram um deputado regional cada, completando os 57 eleitos

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here