O Governo de Carlos César conseguiu 191 milhões de euros comunitários destinados ao desenvolvimento social, económico e cultural das autarquias. Foi esta a principal mensagem que o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos transmitiu, ontem à noite, aos nordestenses na sessão solene comemorativa dos 495 anos do município.
José Contente referiu ainda que esse montante comunitário é muito superior às verbas de todos os programas operacionais destinados às regiões que fazem parte do objectivo Convergência. Ou seja, acrescentou, a maioria dos municípios recebe hoje mais de 14 por cento do que no anterior quadro comunitário de apoio, o mesmo é dizer, são duas vezes mais do que o Governo Regional reservou para os seus investimentos.
Boas notícias para um concelho que está a seguir a rota do desenvolvimento, afirmou o governante.
“O quadro comunitário de apoio que foi discutido e aprovado para este quadriénio, e até 2013, é muito favorável para as autarquias dos Açores, os 191 milhões de euros que estão disponíveis para as nossas autarquias, fundamentais para descentralizarmos o nosso desenvolvimento”, disse o membro do Governo.
A propósito dos investimentos já previstos para o concelho do Nordeste, José Contente realçou o apoio que o executivo açoriano irá dar à construção do polivalente da Achadinha, a mais uma creche na vila do Nordeste e também continuar o grande apoio através do IROA, da Secretaria da Agricultura e Florestas, aos nossos agricultores, em matéria de água, caminhos e electricidade às explorações agrícolas.
À população, emigrantes e visitantes que assistiram à sessão solene, que decorreu em plena Praça da República, José Contente deixou palavras de confiança no progresso da vila e do concelho, evidenciando a “visão policêntrica e multifacetada” do actual Governo dos Açores.
“Para o Nordeste não é só o grande projecto das SCUT’s que está a decorrer, assumido empenhadamente e com grande convicção e determinação pelo Governo de Carlos César, há também outros projectos que são fundamentais e que de algum modo dão a ideia de que o ordenamento das nossas freguesias, das nossas vilas e das nossas cidades, se faz com obra mas também com questões sociais e culturais que devem presidir ao novo ordenamento do nosso território”, realçou.
O secretário responsável pela pasta dos Equipamentos defendeu a forte aposta na melhoria das acessibilidades como um dos principais motores para o desenvolvimento local, começando, desde logo, pela redução das distâncias e enquanto vector de atracção para a fixação de jovens e empresários.
“Temos um objectivo muito claro: reduzir as distâncias, vamos passar de 139 curvas para 14 com o novo traçado da via rápida, permitindo outra vida e outra segurança. E este é o projecto que marcará o século XXI no concelho do Nordeste”, afirmou José Contente.
Aos nordestenses o secretário regional, em representação do Presidente do Governo, transmitiu votos de esperança, sublinhando que, “em dia de festa, queremos assinalar a confiança que todos os nordestenses devem ter no seu futuro, é nessa base que nós queremos construir nuns Açores melhores e um Nordeste cada vez desenvolvido e com mais justiça social, por isso só me resta desejar parabéns ao concelho, aos nordestenses e a todos os açorianos.