Autárquica​s: Aires Reis recandidat​a-se pelo PSD na Calheta, S. Jorge

O atual presidente da Câmara Municipal da Calheta, em S. Jorge, Açores, Aires Reis, vai recandidatar-se pelo PSD ao cargo, prometendo continuar a gerir a autarquia com “grande sentido de responsabilidade”.
“Este foi o mandato mais difícil das últimas décadas, porque se impunha uma recuperação urgente da situação financeira do município, bem como a sua credibilidade”, salientou Aires Reis nos Biscoitos, no sábado, na apresentação da sua candidatura.
Aires Reis recordou que o município enfrenta um processo de saneamento financeiro, que “implica grandes restrições e dificuldades”, devido à permanente fiscalização do Tribunal de Contas, mas garantiu chegar ao fim do mandato com “consciência do dever cumprido”.
“Conseguimos estabilizar financeiramente o município e recuperar a sua credibilidade junto dos agentes económicos do concelho”, frisou, alegando que a autarquia paga aos fornecedores a 30 dias, quando já chegou a ter uma média de pagamento de 752 dias.
Segundo o candidato do PSD, a Câmara da Calheta conseguiu “reduzir a dívida em quatro milhões de euros” no último mandato, mas deve “continuar a ser gerida com grande sentido de responsabilidade”.
Aires Reis assumiu como compromissos para o próximo mandato o apoio social e o turismo, em que a autarquia deve ter um “papel mais dinâmico e participativo”.
“Vamos estabelecer parcerias para que o concelho consiga responder de forma efetiva ao novo ciclo de desenvolvimento turístico que nos espera no próximo ano”, frisou, recordando que a aquisição de novos barcos pelo Governo Regional vai aumentar as ligações marítimas para a Calheta.
A partir de 2014, com o novo quadro comunitário, o candidato social-democrata considerou que a Câmara da Calheta poderá realizar investimentos na ordem dos 6,5 milhões de euros, dando prioridade à rede viária, ao reforço do abastecimento de água e à revitalização urbana, que dará trabalho aos pequenos empreiteiros do concelho.
A criação de emprego e o combate à desertificação são outras das preocupações de Aires Reis, que prometeu trazer organismos oficiais especialistas para debater estas problemáticas no festival de julho de 2014.
Por sua vez, o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, apelou a uma “campanha pela positiva, sem demasiados ruídos, sem demasiados gastos e sem ser intrusiva para a vida das pessoas”, pedindo um esforço pela credibilização da política, “falando verdade e prometendo apenas o que se pode cumprir”.
Aires Reis candidata-se a um segundo mandato na Câmara Municipal da Calheta, depois de ter vencido as eleições em 2009, com 52,2% dos votos, mas tendo já substituído o seu antecessor no mandato anterior.
Além de Aires Reis, disputam a autarquia, que foi sempre gerida pelo PSD, António Silveira (PS) e Décio Pereira (independente).

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here