Autárquica​s: Arquiteto Kol de Carvalho é o candidato do Bloco em Ponta Delgada

O independente Jorge Kol de Carvalho é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, nas autárquicas deste ano, tendo hoje defendido que é tempo de “espevitar e reencaminhar” o concelho.
Kol de Carvalho, que não é militante do BE, apresentou hoje a sua candidatura em Ponta Delgada, com a presença da coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, e da responsável regional, Zuraida Soares.
Dizendo-se “técnico e arquiteto”, assegurou que nunca tinha imaginado assumir uma candidatura autárquica, até porque “só os poetas” acreditam, e raramente, num arquiteto.

“É importante que a cidade e o concelho se revejam na poesia, que a cidade contenha e readquira uma poética, uma qualidade interior, outro estado de alma que já foi grande, se perdeu e temos de resgatar”, afirmou.
Para Kol de Carvalho, desde os anos de 1990 que têm sido adotadas para Ponta Delgada “desadequadas soluções urbanas”, ao mesmo tempo que tem aumentado o fosso entre “decisores e técnicos” e “decisores e população em geral.”
Entre outros aspetos, condenou a “importação de soluções estafadas em territórios mais robustos” e que foram “levianamente reaplicadas como casos de sucesso” nos Açores.
“O dinheiro fácil esfrangalhou a cidade”, afirmou, considerando que em Ponta Delgada, gerida atualmente pelo PSD, “as soluções deixaram de se procurar, aprofundar, avaliar e discutir para serem tomadas casuística e levianamente em abono de pressas e interesses de ordem vária que não são o da raiz da sua essência”.
“É tempo de pôr fim ao silêncio a que nos remetemos, de nos mobilizarmos, de participar, de espevitar e reencaminhar Ponta Delgada”, afirmou, defendendo uma “uma terapêutica social, urbana e ambiental integrada e centrada na dignidade da pessoa, que passa pela forte valorização participativa”.
Kol de Carvalho presidiu à delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos entre 2003 e 2008 e é professor na Universidade dos Açores desde 2005.
As eleições autárquicas realizam-se a 29 de setembro.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here