Autárquica​s: BE quer acabar com “cultura de betão” em Ponta Delgada

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ponta Delgada criticou hoje a “cultura de betão” que tem sido seguida na maior cidade açoriana, em detrimento da reabilitação e revitalização do centro histórico e espaços emblemáticos.
Numa ação de campanha na zona da Calheta de Pero de Teive, junto às construções inacabadas de um casino, hotel e centro comercial, a candidatura do partido em Ponta Delgada nas eleições autárquicas do dia 29 organizou uma espécie de piquenique para alertar para o estado de um local com uma vista privilegiada para o mar.
“O Bloco de Esquerda, no seu manifesto, é claro relativamente a este item: queremos devolver o espaço do centro comercial da Calheta à população e acabar com esta cultura de betão que está a criar uma parede entre o povo e o mar”, afirmou Teresa Gentil, da lista do BE, em declarações aos jornalistas.
Teresa Gentil disse que “é preciso devolver à população” espaços emblemáticos da cidade, como é o caso da zona da Calheta.
“Neste momento, temos uma descaracterização total do espaço. Aliás, é a lógica que tem vindo a ser seguida ao longo da marginal de Ponta Delgada, não só pelo Governo [Regional dos Açores], mas com a conivência da Câmara Municipal de Ponta Delgada”, apontou, lembrando que o BE tem “uma série de alternativas que visam a reabilitação e a revitalização dos espaços físicos da cidade”.
Em vez da “construção de edifícios atrás de edifícios, que tiram qualidade de vida às populações e que servem interesses de capital e financeiros”, o BE propõe a reabilitação do centro histórico e a sua revitalização a partir de “um programa vocacionado para os artistas”, o “Espaço Ocupa”, no âmbito do qual edifícios devolutos seriam entregues a associações, organizações de juventude e culturais ou artistas por conta própria para que “possam desenvolver o seu trabalho, as suas residências artísticas” e passar esta mensagem à população.
“Este seria um desses espaços”, apontou Teresa Gentil junto às obras paradas do centro comercial.
Além do BE, também o CDS-PP, a CDU, o PS e o PSD apresentam candidaturas à câmara de Ponta Delgada nas eleições locais deste ano. A autarquia é atualmente gerida pelo PSD.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here