Autárquica​s: BE quer novo modelo para mini autoca​rros de Ponta Delgada

O candidato do BE à Câmara de Ponta Delgada nas autárquicas do dia 29 defendeu hoje uma reformulação do sistema de miniautocarros da cidade, dizendo que o atual modelo de linhas circulares já demonstrou ser pouco eficaz.
Kol de Carvalho, acompanhado de outros elementos da lista de candidatura do BE à maior câmara dos Açores, viajou hoje num dos miniautocarros de Ponta Delgada, criticando que os percursos circulares demorem por vezes mais de uma hora a fazer e que não haja horários.
O arquiteto defendeu, por isso, um novo sistema de transportes para o concelho que “retire da cidade os autocarros que vêm e vão para as freguesias” e torne mais fácil “a transferência para os miniautocarros que percorrem o centro”.
Neste sentido, seria necessário, acrescentou, relocalizar duas centrais de camionagem nos extremos poente e nascente da cidade (sobre a zona do Paim e de S. Gonçalo) “e depois, a partir daí, ter os percursos dos miniautocarros”.
Estes miniautocarros (conhecidos como “bertinhas” por terem sido criados pela anterior presidente da câmara, Berta Cabral, do PSD), teriam, por outro lado, percursos lineares dentro da cidade, “respeitando as vias tradicionais que sempre delimitaram Ponta Delgada”, todas paralelas ao mar: as ruas Direita, Machado dos Santos e de S. Gonçalo.
Kol de Carvalho acrescentou que defende para os miniautocarros de Ponta Delgada um percurso do tipo adotado para os metros de superfície”: “linear”, “rápido” e que “consigam cumprir horários”.
“É evidente que não se consegue ir com um miniautocarro a todos os pontos da cidade, terá de haver linhas preferenciais”, sublinhou, para criticar o modelo “batatóide” dos atuais percursos.
Dizendo que o cruzamento norte-sul da cidade “é muito difícil”, Kol de Carvalho reforçou que o eixo que deve ser privilegiado é o das ruas paralelas ao mar.
Candidatam-se ainda à Câmara de Ponta Delgada José Manuel Bolieiro (PSD e atual presidente da autarquia), José Contente (PS), Carlos Ribeiro (CDU) e Pedro Pereira (CDS-PP).
Atualmente o executivo tem seis eleitos do PSD e três do PS.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here