O candidato do PSD à câmara de Ponta Delgada afirmou hoje querer continuar a estimular o comércio no centro da cidade através de ações estratégicas concertadas com diversas entidades, sendo um dos seus objetivos baixar os custos do estacionamento.
José Manuel Bolieiro, que preside à maior autarquia dos Açores desde agosto de 2012, percorreu algumas artérias do centro histórico de Ponta Delgada, numa iniciativa que disse ser de “campanha de proximidade com o comércio tradicional”, no âmbito das eleições autárquicas do dia 29.
O candidato disse, à margem da iniciativa, que tem procurado estimular o comércio no centro da cidade desde que é presidente da câmara, dando como exemplo a animação noturna no período de verão.
Porém, considerou necessário desenvolver “algo permanente”, uma “estratégia”, nesse sentido, que envolva a “iniciativa dos empreendedores, ações públicas camarárias” e outras entidades que “se possam juntar em parceria”.
“É com políticas convergentes que alcançamos objetivos difíceis e uma agenda multipolar, isto é, iniciativa privada e iniciativa pública local, regional e outra”, afirmou.
Bolieiro deu como exemplo de eventuais medidas que podem ser tomadas para benefício do comércio no centro de Ponta Delgada, em parceria com os privados, a diminuição dos “custos de contexto operacionais”, como é o caso do estacionamento.
A este propósito, referiu que, numa parceira que envolva a autarquia, o concessionário do estacionamento e os comerciantes, se poderão baixar os preços, criar promoções ou isentar de pagamento os frequentadores da baixa, em alguns dias, períodos ou para “promover um determinado consumo”.
Ainda em relação ao comércio tradicional e ao centro histórico, considerou que há “um objeto de reflexão que se impõe fazer já, o mais depressa possível”: a utilização dos fundos europeus para o período 2014-2020 na “regeneração urbana”.
José Manuel Bolieiro disse ainda que vai continuar a fazer “campanha de proximidade” até às eleições, em detrimento de outro tipo de iniciativas “de mobilização de convencidos”, como comícios.
Os outros candidatos à câmara de Ponta Delgada são José Contente (PS), Carlos Ribeiro (CDU), Kol de Carvalho (BE) e Pedro Pereira (PP).
Lusa