Autárquica​s: Candidata do BE à Praia da Vitória quer “potenciar o concelho”

A candidata do BE à câmara da Praia da Vitória nas autárquicas de setembro, Ana Oliveira, quer “potenciar” o concelho e “mudar o rumo da cidade”, apostando na reabilitação para ajudar a criar emprego e fixar jovens.
“É importante que os munícipes que cá residem se sintam satisfeitos, tal como os nossos emigrantes sintam prazer na sua estadia. Urge potenciar este concelho e tudo aquilo que tem para oferecer”, afirmou a candidata, de 31 anos, licenciada em engenharia agrónoma e “aderente do BE”.
O Bloco de Esquerda apresentou hoje Ana Oliveira, auxiliar de educação, como candidata à Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira. Vítor Parreira, 39 anos, coordenador na ilha Terceira do BE/Açores e membro da Comissão Coordenadora Regional do partido, é o primeiro candidato à Assembleia Municipal.
Ana Oliveira sublinhou liderar uma candidatura jovem, frisando que “a cidade e concelho da Praia da Vitória, para ser atrativa, não precisa de mais obras, sem nexo, muitas das vezes em duplicado e sem qualquer interesse estratégico”.
“A reanimação da economia local dependerá da preservação daquilo que é nosso e nos distingue, enquanto cidade, concelho e região”, disse, defendendo a aposta na “reabilitação do edificado para dinamização da economia e potenciar a criação de emprego e incentivar a fixação de jovens.
O “próximo quadro de apoio comunitário contará com um programa dedicado à reabilitação do edificado” pelo que a candidata considerou que a Praia da Vitória terá “uma oportunidade única para reforçar” esse investimento “em conjunto com o Governo Regional”.
Ana Oliveira prometeu criar “uma bolsa de arrendamento a custos controlados, constituída por habitações recuperadas da autarquia e por privados, que tenham usufruído de obras de reabilitação, a cargo do município” e que “deve ser considerada a possibilidade de se expropriarem prédios devolutos, nos casos em que se perspetivem investimentos públicos, de caráter estratégico para a dinamização do comércio”.
A Base das Lajes é outra das preocupações da candidata, que garantiu que vai defender “aquilo que é mais do que justo para os trabalhadores portugueses”, e forma a garantir “as suas justas indemnizações, assim como contrapartidas sociais significativas para a região”.
“Relembro o interesse demonstrado pela [companhia aérea dos EUA] Pan America nas Lajes para instalação de uma base de treinos para pilotos. Mais um exemplo de como existem outras alternativas não militares”, acrescentou.
Ana Oliveira desafiou ainda “o candidato do PS e a candidata do PSD a aceitar um referendo regional ou local que coloque sob debate público” o projeto da instalação de uma incineradora no concelho, alegando estar-se perante “um megaprojeto que resultará na produção de resíduos perigosos a partir de outros não perigosos”.
As eleições autárquicas estão marcadas para 29 de setembro. A autarquia da Praia da Vitória tem neste momento um executivo liderado pelo PS.
 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here