Autárquica​s: Candidato do CDS-PP a Ponta Delgada defende mais apoio aos idosos

O candidato do CDS-PP à Câmara de Ponta Delgada defendeu hoje maior apoio da autarquia a instituições sociais para evitar, o mais possível, a institucionalização de idosos, assim como a diminuição em 50% de algumas taxas municipais.
Pedro Pereira visitou hoje um centro de dia para idosos em Ponta Delgada, no âmbito da pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 29 de setembro, tendo defendido no final, em declarações aos jornalistas, que “o importante é valorizar este tipo de trabalho”.
Para o candidato do CDS-PP à maior autarquia dos Açores, centros de dia e de convívio e o apoio domiciliário são importantes para evitar o isolamento dos mais velhos, mas também para adiar a sua institucionalização.
“São pessoas que trabalharam a vida toda e necessitam do apoio da sociedade. A autarquia deve ter um papel importante nesse apoio”, afirmou.
Neste contexto, Pedro Pereira defendeu que a autarquia devia dar mais apoio ao funcionamento e criação deste tipo de serviços que oferecem as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), dando como exemplo o caso do centro de dia que visitou hoje, onde ficou a saber que tem falta de uma carrinha para recolher e levar os utentes a casa.
Outra proposta com que avançou foi a celebração de parcerias com as IPSS para criar também centros de noite, onde os idosos possam dormir, apesar de continuarem a viver nas suas casas.
Pedro Pereira manifestou, por outro lado, a intenção de baixar em 50% as taxas municipais relativas à água e saneamento e à recolha de resíduos, assegurando que a sua candidatura já olhou para as contas da Câmara e concluiu que há margem para adotar esta medida.
“A nossa candidatura não é uma candidatura de grandes obras. Se reduzirmos investimentos não produtivos e não sociais, conseguimos apoiar mais a população a nível social. Neste momento, o que importa são as pessoas. As pessoas estão sobrecarregadas de impostos e necessitam de algum alívio e a autarquia tem um papel importante e fundamental neste caso”, afirmou.
Além de Pedro Pereira, disputam a Câmara de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, candidatos do BE (Kol de Carvalho), CDU (Carlos Ribeiro), PS (José Contente) e PSD (José Manuel Bolieiro). A autarquia é atualmente gerida pelo PSD, sendo o presidente em exercício José Manuel Bolieiro.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here