A CDU candidata João Gomes, comerciante de 53 anos e militante do PCP, à câmara municipal da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, Açores, nas eleições autárquicas de 29 de setembro.
Numa declaração do candidato enviada à agência Lusa pela coligação PCP/PEV, João Gomes considera “essenciais” no seu projeto para a Ribeira Grande “o direito ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação, à proteção social”.
“Os mais desfavorecidos e carentes terão a nossa preocupação maior”, refere João Manuel Arruda Gomes, que destaca ainda que este é um dos concelhos dos Açores “mais desenvolvidos economicamente”, sobretudo ao nível do setor agroindustrial.
“Manter e desenvolver o setor produtivo é uma vertente estratégica da política municipal”, sublinha.
Considerando que a câmara municipal “deve ajudar a criar emprego, a criar empresas e a desenvolver a economia”, a CDU promete reduzir as taxas e impostos municipais “que sobrecarregam os cidadãos, as empresas e o comércio” no concelho da Ribeira Grande.
Por outro lado, diz ser essencial apoiar “todos os que trabalham”, defendendo “um sistema de transportes adequado e que vá até aos locais de trabalho” e mais apoios a creches e ATL, de forma a ajudar, em particular, “as mães trabalhadoras”.
A habitação é outras das prioridades da CDU na Ribeira Grande, considerando João Gomes que “a câmara tem ainda muito para fazer, particularmente nos bairros sociais”, para os quais defende espaços de lazer e convívio, assim como a criação de “um sistema de transportes que os sirva”.
“É ainda preciso reabilitar a habitação degradada”, diz o candidato comunista, afirmando que esta é também uma forma de “dar emprego à construção civil”.
Neste ponto, João Gomes defende que “devem ser descentralizadas as juntas de freguesia, com os respetivos meios financeiros, pequenas obras de reparação em habitações de famílias carenciadas e idosos”.
Outro “problema” que continua por resolver no concelho é o do saneamento básico, considera o candidato da CDU, que diz ser “vergonhoso que, no século XXI, uma câmara realize obras que são secundárias mas que deixe o saneamento básico por cuidar”, havendo “esgotos a céu aberto que vertem para as praias e para a orla costeira”.
João Gomes defende ainda maior promoção da Ribeira Grande como destino turístico e promete, caso seja eleito, trabalhar de “forma assídua” com as 14 freguesias do concelho, “independentemente das suas cores partidárias”, e procurar sempre a cooperação com o Governo Regional.
A autarquia da Ribeira Grande é gerida pelo PS, que recandidata o atual presidente, Ricardo Silva, a um terceiro mandato nas eleições deste ano. Em 2009, o PS conseguiu 54,5% dos votos (4 mandatos) e o PSD 36% (3 mandatos). Já a CDU teve 1,51% dos votos.
Lusa