O líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, Berto Messias, defendeu hoje que as autárquicas de setembro são “um verdadeiro desafio” ao poder local, que considerou ter um papel fundamental na resposta à crise.
“As próximas eleições autárquicas constituem um verdadeiro desafio para que, também a nível local, se possa dar uma resposta adequada aos desafios com que estamos confrontados”, disse Berto Messias, no arranque das jornadas parlamentares do PS/Açores, que decorrem nas ilhas das Flores e Corvo até quarta-feira e são dedicadas ao “poder local e proximidade”.
O deputado considerou ainda fundamental que, “considerando os constrangimentos” atuais, “a classe política reforce a proximidade junto dos seus concidadãos”.
“É muito importante que os candidatos às próximas eleições autárquicas se comprometam apenas com o que podem cumprir, não prometendo tudo a todos. É indispensável que, face às atuais circunstâncias, se dê uma grande atenção ao apoio às famílias e às empresas e que se tenha uma grande atenção à solidariedade social”, acrescentou, em declarações citadas num comunicado do partido.
Berto Messias considerou que o poder local constitui “a primeira instância a que os cidadãos muitas vezes recorrem, sendo, por isso, essencial que haja uma articulação concertada, eficiente e produtiva entre os diferentes níveis de poder em vez de, por vezes, haver quem não resista a fazer da sua autarquia uma sede partidária”.
As eleições autárquicas estão marcadas para 29 de setembro.
Lusa