O professor Mark Silveira apresentou a sua candidatura à Câmara de S. Roque, na ilha do Pico, Açores, na quarta-feira à noite, prometendo um “novo rumo” com “sensibilidade social” para o concelho, atualmente nas mãos no PSD.
O candidato do PS às autárquicas de 29 de setembro em S. Roque do Pico promete “complementar a ajuda” do Governo dos Açores aos idosos na aquisição de medicamentos nos casos em que “têm muitas dificuldade” e “criar condições” para que os mais velhos sem transporte próprio e com poucos recursos “disponham de um ‘plafond’ de viagens nos transportes públicos” para poderem ir a consultas médicas, por exemplo.
Quanto ao “novo projeto” para o concelho com que se apresenta às eleições, tem uma aposta grande no turismo, dadas as “excelentes condições naturais” e “a centralidade geográfica” da ilha, no grupo central dos Açores, no chamado triângulo (que engloba também o Faial e S. Jorge).
“O turismo deverá ser o principal motor do nosso desenvolvimento económico, sendo, dentro deste, o segmento do turismo rural aquele que se reveste da maior importância para São Roque, não só pela boa resposta que este já deu, mas também porque recupera e valoriza o nosso património edificado, gerando emprego e atividade económica”, acrescentou, dizendo que o seu objetivo é afirmar o concelho “como a principal plataforma distribuidora do fluxo turístico do triângulo”.
Mark Silveira fez ainda promessas nas áreas da agricultura, como a “construção de novos pontos de abastecimento e reforço da capacidade já instalada de armazenamento e disponibilização de água”, e da cultura, nomeadamente apoios para as filarmónicas e grupos de teatro e folclore e um “cartaz das festas Cais Agosto condigno com aqueles que o fizeram nascer” de forma a “recolocar o concelho novamente na rota dos maiores festivais de verão”.
Por outro lado, disse haver margem para “aliviar cidadãos e empresas de taxas e tarifas ou impostos” e prometeu ser um “parceiro” do Governo dos Açores, mas sublinhou que fará sempre uma “acérrima defesa do concelho perante o poder central e regional”.
O presidente do Governo Regional e do PS/Açores, Vasco Cordeiro, esteve ao lado de Mark Silveira na apresentação desta candidatura, que decorreu na sede do Vitória Futebol Clube.
O presidente do executivo açoriano aproveitou a ocasião para reiterar que a obra de reordenamento do porto de S. Roque, que inclui a construção de um novo cais e terminal de passageiros estará pronta na atual legislatura, “apesar das dificuldades e percalços técnicos”.
Vasco Cordeiro garantiu ainda que o executivo continuará a trabalhar na melhoria de outras infraestruturas, como os caminhos agrícolas e o abastecimento de água à lavoura no Pico, e que, apesar de trabalhar com qualquer câmara, “tudo se torna mais fácil, fluido e eficaz” quando uma autarquia tem “um líder” à frente, sendo isso que faz falta a S. Roque.
“Esse líder, essa pessoa capaz de pensar pela sua cabeça, para levar a voz de S. Roque mais longe e que põe os interesses do concelho acima dos interesses partidários é o Mark Silveira”, considerou.
Vasco Cordeiro congratulou-se ainda com a “estabilidade” política que existe nos Açores, por contraposição à “instabilidade, crise, desgraças e trapalhadas” do resto do país.
Lusa