O líder nacional do PS, António José Seguro, afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os socialistas querem conquistar este ano a câmara local ao PSD e manter as 12 autarquias dos Açores que o partido conseguiu em 2009.
“Temos como objetivo ganhar a Câmara Municipal de Ponta Delgada e, no que diz respeito aos Açores, manter todas as nossas câmaras municipais e poder conquistar mais”, disse o secretário-geral do PS à agência Lusa, após um encontro, em Ponta Delgada, com os candidatos do partido por São Miguel, a maior ilha açoriana.
António José Seguro reforçou que o desejo do PS, como “grande partido”, era conquistar aquilo que “é impossível de acontecer”, ou seja “ganhar todos os municípios”.
Em 2009, o PS ganhou 12 das 19 câmaras dos Açores. O maior concelho da região é Ponta Delgada, em São Miguel, que é gerido pelo PSD desde 2001.
O líder do PS manifestou a sua “satisfação” por os candidatos socialistas açorianos estarem a “privilegiar” o contacto “porta a porta”, falando dos “problemas concretos” e colocando “muito ênfase” nos problemas das pessoas, sobretudo no desemprego, em “particular o jovem”, e no apoio social que “é devido aos idosos e aos mais carenciados”.
“Numa altura em que o Governo da República está tão insensível às questões sociais e tem provocado tanta dor e tanto sofrimento, tanto desemprego e tantos cortes nas pensões e nas reformas é importante que as câmaras municipais possam diminuir este sacrifício, este sofrimento”, declarou o líder do PS.
António José Seguro defendeu que os portugueses “têm todos os elementos” nestas eleições para escolher e, no caso concreto de Ponta Delgada, considerou José Contente como um “excelente candidato”, manifestando “a certeza” de que será um “excelente presidente” da maior autarquia dos Açores.
“Tenho consciência de que as pessoas fazem as suas escolhas na base das personalidades e das propostas políticas e estou muito confortável quanto à escolha que o PS fez”, afirmou.
Seguro considerou que existe uma “grande identificação” entre a gestão do PSD e a dívida no que se refere a “muitas” das câmaras de São Miguel, enquanto os autarcas socialistas, onde são governo, “demonstram que há uma sensibilidade muito grande” quanto à contenção da despesa e à diminuição da dívida, fazendo simultaneamente apoio social e investimento público.
O líder socialista participa hoje à noite noite num jantar-comício com os candidatos do PS às autárquicas de 29 de setembro, após ter sido recebido pelo presidente do Governo açoriano e líder do PS nos Açores, Vasco Cordeiro.
Lusa