Avelino Meneses salienta início do ano letivo “sem sobressalt​os” nos Açores

notas-escola-educacaoO Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou hoje, no Nordeste, a satisfação do Governo pela forma como se iniciou o ano letivo nos Açores, não se tendo registado “sobressaltos” quer em termos dos recursos humanos, quer ao nível das infraestruturas.

Para Avelino Meneses, esta situação deve-se ao “esforço e empenho” da equipa técnica e administrativa da Direção Regional de Educação, que funciona na dependência da Secretaria Regional da Educação e Cultura, que, “ao longo do ano, conseguiu pôr de pé diversos concursos, colocando atempadamente os professores nas escolas”. “Esperam-nos agora outras etapas, obviamente mais ambiciosas e mais difíceis. À cabeça de todas elas, a tentativa se não de erradicar, pelo menos, reduzir o insucesso escolar. Isso vai ser conseguido com esforço e com ambição e, também, com uma certa dose de utopia”, frisou.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas à margem de uma visita de trabalho a duas escolas da Vila de Nordeste, na ilha de S. Miguel, salientou que, em matéria do combate ao insucesso escolar, “é preciso passar da lamúria para a ação”.

Neste combate, o Governo dos Açores conta com a “colaboração de todos” para a construção de uma “escola inclusiva que tem no seu centro de preocupações os estudantes”. Por esta razão, defendeu Avelino Meneses, é preciso “multiplicar cada vez mais o diálogo entre poderes, regional e local, com as famílias e as instituições, com o objetivo único do bem dos estudantes”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura recordou que, além das medidas concretas já no terreno de combate ao insucesso escolar, nomeadamente o crédito horário, o alargamento do projeto Fenix, o apoio aos professores do 1.º ciclo e, mais recentemente, a criação dos mediadores escolares, o Governo dos Açores, tal como anunciou o Presidente do Executivo, vai avançar com a criação de um Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar.

Este programa, que deverá ser implementado no ano letivo 2015/2016 e contará, entre outras pessoas, com a colaboração de Sampaio da Nóvoa, será objeto de discussão com a comunidade escolar, afirmou o Secretário Regional.

O ano letivo nos Açores, que arrancou hoje oficialmente, envolve mais de 40.400 alunos, distribuídos por 175 escolas, nas quais lecionam mais de 4.700 docentes, apoiados por cerca de 2.300 funcionários.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here