O Governo dos Açores determinou hoje que, face à situação de pandemia do COVID-19, os voos da Azores Airlines, provenientes do exterior da Região, fiquem concentrados nos aeroportos de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, e das Lajes, ilha Terceira.
Na qualidade de acionista do Grupo SATA, o Executivo açoriano determinou, assim, ao Conselho de Administração da Azores Airlines, companhia que opera nos aeroportos de Santa Maria, Pico, Faial, Terceira e São Miguel, que concentre a sua capacidade operacional nos aeroportos de Ponta Delgada e Lajes, tendo em vista otimizar a capacidade de resposta das autoridades de saúde regionais face à situação da pandemia do COVID-19.
Excetua-se a capacidade de transporte de carga ou outras necessidades de força maior, desde que devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional.
Foi ainda decidido que um dos aviões Dash Q200 Bombardier, da frota da SATA Air Açores, será transformado na versão para transporte de carga (configuração combi), ficando, assim, disponível para essa função, o que não se afigura necessário no momento.