Bancada do PS quer criar roteiros sobre vultos da cultura açoriana

O Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou, esta quinta-feira, um Projecto de Resolução que prevê a criação de Roteiros Culturais, de abrangência regional, em torno das figuras açorianas de relevo da área artística.

“Propomos, em termos simbólicos, que o primeiro a ser criado seja o “Roteiro Anteriano”, em São Miguel”, indicou o deputado do PS, Alexandre Pascoal, que falava na apresentação da iniciativa legislativa, durante o plenário que está a decorrer na cidade da Horta.

Segundo o deputado do PS/Açores, a Resolução agora apresentada propõe, ainda, que sejam constituídos outros roteiros culturais nos Açores, nomeadamente, o de Vitorino Nemésio, na Terceira; Francisco de Lacerda, em São Jorge; Dias de Melo, no Pico; João Correia Rebelo, nas ilhas de São Miguel e Terceira; Ernesto Canto da Maia, em São Miguel, entre outros.

“Complementarmente à criação do “Roteiro Anteriano”, propomos a requalificação do “Largo da Esperança”, situado no Campo de São Francisco, através da colocação de uma placa identificativa e de homenagem junto ao banco, onde Antero se suicidou”, afirmou Alexandre Pascoal.

 

A materialização destes roteiros passa, também, pela elaboração de brochuras de acompanhamento com a indicação dos percursos a efectuar, contendo um mapa de localização, fotografias identificativas, notas históricas e complementares, grau de dificuldade, distância, duração, e outro tipo de informações relevantes.

Alexandre Pascoal justificou esta iniciativa legislativa com a necessidade de salvaguardar e transmitir a cultura e identidades regionais, face à tendência globalizante.

Além disso, os roteiros culturais permitem aos habitantes e visitantes a “descoberta de novos motivos de atracção a esta Região, já de si tão rica do ponto de vista natural, patrimonial, artístico e cultural, convidando todos a fazer parte da História e a vivê-la nos seus percursos”, explicou o parlamentar socialista.  

Na apresentação da iniciativa, o parlamentar socialista salientou, também, que o turismo cultural é um produto estratégico que necessita de ser incrementado nos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here