Bandeira azul é garantia de uma “boa qualidade” da areia

A escolha de uma praia galardoada com a bandeira azul é uma garantia da “boa qualidade” da areia, disse um dos responsáveis pelo Projecto de Monitorização de Qualidade Microbiológica das Areias.
As praias monitorizadas pertencem ao programa bandeira azul pelo que obedecem já a determinados critérios sendo consideradas de “boa qualidade, para a maioria dos parâmetros analisados”, explicou João Brandão, segundo o qual a entrega de amostras para este projecto foi voluntária.

A boa qualidade das praias, reflecte-se nos resultados do projecto de monitorização das areias que apresentam “ausência completa de fungos e bactérias usados como indicadores na análise”.

Por esta razão, João Brandão aconselha os banhistas a “não irem para praias selvagens que não tenham qualquer tipo de conservação ou manutenção”.

Considerando que “os concessionários já fazem muito bom trabalho quando tentam obedecer aos critérios necessários para a atribuição de uma bandeira azul”, este responsável não deixou de lançar alguns alertas para que a boa qualidade da areia seja garantida.

Para o investigador, “a recolha de lixo é extremamente importante” para evitar que durante a noite os animais – como roedores, que são portadores de fungos que fazem infecções na pele e nas unhas, ou cães vadios – circulem na praia “à procura de comida”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here