O naufrágio de um barco com 12 pescadores a 700 milhas a oeste da ilha de S. Miguel, nos Açores, ocorreu na sequência de um incêndio, revelou hoje a Marinha, que reitera que todos as pessoas estão bem.
“Hoje, dia 06 de junho, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) coordenou uma operação de salvamento dos 12 tripulantes da embarcação de pesca ‘Hemisfério Sul’, a navegar a cerca de 700 milhas náuticas (1.296 quilómetros) a oeste da ilha de São Miguel, com um incêndio a bordo”, revela a Marinha, num comunicado.
A embarcação que se afundou estava registada no porto de Leixões, esclarece o comunicado, que revela que o pedido de socorro do barco foi recebido às 07:44 locais (8:44 em Lisboa).
“Após avaliação da situação, foi decidido divergir uma embarcação de pesca espanhola, de nome ‘Mardani’, que navegava nas proximidades, para prestar auxílio.
A operação de salvamento decorreu com sucesso, a cerca de 547 milhas náuticas (1.013 quilómetros) a sudoeste da ilha de Faial, tendo os 12 tripulantes, de nacionalidade portuguesa, espanhola e indonésia, sido recolhidos para bordo da embarcação espanhola, às 09:11, encontrando-se bem de saúde”, acrescenta.
A Marinha diz que o ‘Mardani’ dirige-se para o porto da Horta (Faial), com os 12 náufragos a bordo, tendo a embarcação acidentada acabado por naufragar”.
Lusa