Depois do falhanço no negócio com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o Governo Regional dos Açores volta ao mercado para a compra de dois navios para o transporte inter-ilhas.
Até Setembro, vai ser lançado um novo concurso para a compra de 2 navios para o transporte marítimo de passageiros, garantia dada pelo secretário da Economia.
Antes disso, estará concluído o estudo encomendado pela empresa “Atlânticoline”, para saber qual o modelo de transporte marítimo mais adequado ao arquipélago, e, Vasco Cordeiro assegura que, dentro de 2 anos, os novos navios já estarão a navegar nos mares dos Açores.
O Governo dos Açores tinha assumido um primeiro compromisso com os Estaleiros de Viana do Castelo que colocava dois novos barcos ao serviço da Região Autónoma, desde o ano de 2009, mas, a nova meta, agora, é 2012.
O negócio falhado com os Estaleiros de Viana motivou a constituição de uma Comissão parlamentar de Inquérito, mas, como a Antena 1 / Açores já noticiou, os deputados estão à espera, há mais de 3 meses que os Governos da República e Regional entreguem os documentos solicitados.
Vasco Cordeiro disse que a demora se deve à preocupação do Governo de fazer uma recolha de documentos com rigor, mas, não adianta qualquer data para o Executivo enviar os documentos para a Comissão de Inquérito, que tem 6 meses para apresentar o respectivo relatório.