O empresário Emanuel Oliveira, de 34 anos, natural da cidade da Horta, desenvolveu a empresa Tecnináutica que já comercializou 170 embarcações de recreio e pesca durante os últimos meses.
A Tecnináutica foi criada em 1998 na ilha do Faial, inicialmente dedicando-se apenas à reparação naval, mas a partir de 2003 começou a estar envolvida na construção de barcos, conseguindo exportar os mesmos para o Continente e estrangeiro.
Em Março deste ano a Tecnináutica deslocalizu-se para Ponta Delgada, tendo-se instalado no Azores Parque com o objectivo de aproveitar “o mercado em expansão”, explica Emanuel Oliveira. O alargamento da Marina de Ponta Delgada, com as Portas do Mar, abriu perspectivas à deslocação deste negócio para a ilha de São Miguel, devido ao aumento do interesse pelas actividades náuticas. “A vantagem deste negócio é que em vez de estarmos a importar tudo do estrangeiro é uma mais-valia fazer cá o barco.
O próprio cliente pode acompanhar a construção da sua embarcação e sugerir algumas alterações”, explica o empresário. Emanuel Oliveira destaca que os barcos são construídos “com cascos (de fibra de vidro) inspirados em exemplares dos Estados Unidos, produzidos para navegar em alto mar.
São barcos que se adaptam muito bem às nossas condições de mar e são requisitados em muitos outros lugares, não apenas para os Açores”, afirma. A maioria das embarcações construídas foram vendidas para o Continente, Cabo Verde e Grécia.
in AO