O secretário regional da Saúde reuniu-se, hoje, com o comandante da Base Aérea nº 4 e com responsáveis dos serviços de saúde do Destacamento Norte-americano nas Lajes
O encontro destinou-se a fazer um ponto da situação das medidas implementadas no controle dos passageiros que embarcam e desembarcam nas Lajes.
Segundo Miguel Correia, foi possível confirmar que, tanto o Comando Português como os militares norte americanos têm implementados planos de contingência específicos que estão de acordo com as orientações emanadas das autoridades de saúde nacionais e regionais e da Organização Mundical de Saúde (OMS).
Aos passageiros que desembarcam nas Lajes são distribuídos panfletos em inglês e português sobre as precauções a tomar – idênticas aos que estão a ser distribuídas nos aeroportos civis – e existem orientações específicas para os passageiros que apresentem qualquer sinal suspeito.
Os representantes do Destacamento Norte-americano informaram que, presentemente, passam nas Lajes dois voos por semana, com origem na base de Virgínia e que transportam para as Lajes apenas entre 30 a 50 passageiros.
No respeitante aos trabalhadores civis, foi garantido que não prestam serviços de limpeza nas aeronaves que escalam as Lajes e que também estão a ser informados de todas as recomendações previstas nos planos de contingência.
Na mesma reunião, os serviços de saúde da Base Aérea 4 e do Destacamento Norte-americano foram informados dos circuitos que estão definidos para o Hospital de Angra, na eventualidade de se vir a verificar algum caso suspeito.