O coordenador regional dos Açores do BE destacou hoje o grupo de eleitores que “mantêm a confiança no BE”, vincando que o resultado do partido nas legislativas nacionais foi “um pouco superior” ao alcançado nas eleições regionais.
“Há um grupo de pessoas que mantêm a confiança no BE. É com essa confiança que vamos continuar a trabalhar, com uma oposição de ideias e exigente”, frisou António Lima.
O responsável do BE/Açores falava em Ponta Delgada num comentário aos resultados da votação para a Assembleia da República pelo círculo eleitoral dos Açores, que levaram à eleição de três deputados do PS e dois da AD (coligação PSD/CDS-PP/PPM), e fizeram o Chega destronar o BE do lugar de terceiro partido mais votado.
António Lima considerou que os resultados foram fruto da campanha eleitoral muito polarizada e “centrada, à esquerda, no voto útil no PS”.
O PS foi hoje o partido mais votado nos Açores, elegendo três deputados para a Assembleia da República, ao passo que a AD – Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM) preencheu os mesmos dois lugares conquistados pelo PSD em 2019.
O Chega teve 5,93% dos votos, tirando ao BE (4,27%) o lugar de terceiro partido mais votado, e a Iniciativa Liberal (IL) subiu do 10.º para o quinto lugar, com 4,11% das escolhas dos eleitores.
Nas duas últimas legislativas, o BE tinha conseguido, nos Açores, superar os resultados do CDS-PP, até então o terceiro partido mais votado na região, de acordo com os dados do Ministério da Administração Interna consultados pela Lusa.
Lusa