O deputado municipal do BE na Ribeira Grande, Luís Carlos Brum, alertou esta tarde para as enormes dificuldades que cerca de 50 famílias estão a ter para pagar as rendas de habitação social num bairro de Rabo de Peixe, e pede mais tolerância, compreensão e humanismo por parte da autarquia. O BE defende a elaboração de planos de pagamento, ou mesmo a isenção de pagamento, nos casos mais graves.
Note-se que estão em causa famílias que vivem da actividade piscatória, cujos rendimentos, muitas vezes, não ultrapassam os 200 euros. A isto junta-se ainda o recente corte dos apoios sociais entre 40 a 50 por cento.
Luís Carlos Brum esteve hoje reunido com alguns moradores para mostrar o seu apoio na resolução deste problema. O deputado municipal não aceita que a autarquia leve estes casos a tribunal com o objectivo de despejar as famílias e lembra que a Constituição Portuguesa consagra o direito inalianável à habitação.
“Existem desperdícios graves, como por exemplo os 800 euros por cada presença dos presidentes de câmara nas reuniões da Associação de Municípios de São Miguel, mas depois esquecem-se das pessoas que estão a passar por dificuldades e que muitas vezes não conseguem sequer pagar a água, luz, gás e alimentação da sua família”, disse Luís Carlos Brum.