BE defende que compensação aos pescadores em período de defeso do goraz é investimento na sustentabilidade

gorazO Bloco de Esquerda vai levar ao próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores uma proposta que recomenda a atribuição de apoios financeiros, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), aos pescadores e armadores que ficarão interditos de capturar goraz nos Açores durante o período de defeso que estará em vigor entre 15 de janeiro e 29 de fevereiro.

Zuraida Soares, deputado do BE, considera que esta compensação aos pescadores “não pode ser considerada como um subsídio para estarem parados, mas sim como um investimento na garantia da sustentabilidade da pesca nos Açores”.

A parlamentar considera que as justificações a que o Governo Regional tem recorrido para não acionar estes fundos europeus são inaceitáveis, uma vez que esta tem sido a solução encontrada pelo Governo da República para compensar os períodos de defeso da sardinha, pescada e lagostim. “Por que raio é que o mesmo não pode ser feito nos Açores?”, questionou a deputada.

“O sector da Pesca que está a viver uma tragédia social inegável”, alertou Zuraida Soares, que considerou ser “preciso desenvolver políticas para garantir que os recursos piscícolas se reproduzem e continuam a existir nos nossos mares”.

Quanto ao montante de 20 milhões de euros – avançado pelo diretor regional das Pescas – Zuraida Soares salientou que o membro do Governo deu a entender que este seria o valor anual, quando, na verdade, estava a referir-se ao valor referente a quatro anos, ressalvou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here