A Representação Parlamentar do Bloco de Esquerda denunciou hoje que muitas escolas não estão a cumprir a legislação regional no que diz respeito ao empréstimo gratuito de manuais escolares, acrescentando que caução paga pelos encarregados de educação no início do ano para garantir o acesso ao empréstimo dos livros, não está a ser devolvida no fim do ano, quando os livros são entregues em boas condições.
“Os encarregados de educação estão a pagar o mesmo livro várias vezes: tantos quantos os anos de utilização que cada livro tem”, acusou a deputada Zuraida Soares, que acrescentou: “pior do que isso, quando os livros são comprados pela primeira vez, este valor é descontado diretamente da verba do escalão da ação social escolar”.
O Bloco de Esquerda alerta para o facto de o objetivo da legislação estar a ser totalmente subvertido e exige à Direção Regional da Educação e à Inspeção Regional da Educação que resolvam esta situação.
A denúncia foi feita á margem de uma reunião com o conselho executivo da Escola Básica e Secundária de Santa Mariano, na ilha de Santa Maria, onde a Representação Parlamentar do Bloco de Esquerda se encontra em visita oficial.
Açores24horas