A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou hoje que o partido está empenhado na defesa da “sustentabilidade e qualidade da produção agrícola nos Açores” a nível regional, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu.
“Precisamos, do ponto de vista daquilo que são os apoios financeiros, canalizar para os Açores os recursos que protegem a produção e o meio rural, precisamos, do ponto de vista que são os acordos comerciais em que a União Europeia está a trabalhar, não pôr em causa aquilo que é a capacidade da produção específica, diferenciada e de grande qualidade que é feita nos Açores”, afirmou Catarina Martins à saída de uma reunião com a direção da Associação Agrícola de São Miguel.
Para além do próximo quadro comunitário de apoio, a bloquista abordou o setor leiteiro e a problemática do fim das quotas leiteiras.
“O fim das quotas do leite preocupa-nos muitíssimo porque põe em risco a produção e preocupa-nos também aquilo que tem sido um excesso de legislação para uma pseudofiscalização dos agricultores que mais não faz do que prejudicar a vida de todos os pequenos produtores e não faz nada por aquilo que é essencial que é a nossa capacidade de produção, que é gerar emprego e que é ter produção diversificada e de qualidade”, disse.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda Catarina Martins está durante hoje e amanhã de visita à ilha de São Miguel, nos Açores.
Lusa