O Bloco de Esquerda quer impedir a concretização de mais despejos no bairro de Santa Rita, na Praia da Vitória, e considera prioridade que sejam encontradas soluções de habitação imediatas para as famílias que já foram obrigadas a sair das suas casas, nesse sentido Paulo Mendes, deputado do BE, apresentou hoje uma proposta que recomenda a intervenção imediata do Governo Regional,alertando para “o grave problema social que esta situação está a gerar”, e salienta que estão em causa “99 famílias, cerca 600 pessoas”.
Paulo Mendes reconhece que a solução não é simples, mas não aceita que o Governo Regional fique “impávido e sereno” a assistir a esta situação de emergência social, apresentando o BE uma proposta com pedido de urgência, para que até ao plenário de julho sejam ouvidos todos os intervenientes nesta situação: moradores, proprietários e os últimos três presidentes da autarquia da Praia da Vitória.
“Queremos que estas partes sejam ouvidas, para que se dissipem quaisquer dúvidas que têm subsistido sobre este processo”, disse Paulo Mendes, que explica que a prioridade é impedir novos despejos, e encontrar soluções de habitação sem qualquer custo para estas famílias que foram obrigadas a sair das suas próprias casas.
Recorde-se que estão em causa famílias que compraram as casas, mas que não são donas dos terrenos em que as habitações foram construídas. Há cerca de 20 anos, alguns militares norte-americanos venderam as casas aos seus atuais moradores, ainda que os terrenos não lhes pertencerem.
Açores 24Horas / Imagem de Arquivo